Pesquisar este blog

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Características, funções e componentes do sangue


O sangue é um composto formado por uma parte líquida e outra parte sólida.
Na parte sólida encontramos os Glóbulos Brancos e os Glóbulos Vermelhos.
Os brancos são responsáveis pelo sistema de defesa do nosso organismo.
Glóbulos Brancos sadios garantem uma boa resistência à gripe e às doenças transmitidas pelos vírus.
Os Glóbulos Vermelhos são responsáveis pelo sistema de energia do nosso corpo.
Muitos Glóbulos Vermelhos sadios representam uma boa saúde e muita energia.
Os glóbulos vermelhos são tão pequenos que em uma pequena gota de sangue são encontrados mais de cinco milhões deles. Os glóbulos vermelhos têm essa coloração graças à hemoglobina, que chega às veias sem oxigênio, após ter realizado sua distribuição, através das artérias, por todo o corpo. Como é o oxigênio que dá à hemoglobina a coloração vermelha, os glóbulos vermelhos das veias possuem de fato a coloração azul-arroxeada.
A vida útil dos glóbulos é curta, mas graças à medula de certos ossos é possível o nascimento de novos glóbulos a cada minuto.
No corpo de uma pessoa saudável, a distribuição destes glóbulos ocorre da seguinte forma: Para cada quinhentos glóbulos vermelhos, existe somente um glóbulo branco. Estes não possuem um formato definido, contudo, possuem tamanho superior se comparados aos vermelhos. Sua função em nosso corpo é tão importante quanto a dos glóbulos vermelhos, embora ocorra de forma bastante diferente. Os glóbulos brancos funcionam como verdadeiros "soldados de defesa", uma vez que protegem nosso organismo contra a invasão dos germes de inúmeras doenças. O combate contra estes germes ocorre com a absorção destes pelos glóbulos brancos que os absorvem, matando-os. A quantidade de glóbulos brancos geralmente é aumentada quando ficamos doentes, porém, este fato aumenta proporcionalmente a gravidade da doença.
O plasma, em sua grande maioria, é constituído de água, na qual estão dissolvidas várias substancias químicas importantes para manter o corpo ativo e saudável. Além disso, ele ainda transporta os alimentos digeridos, desde as paredes do intestino até qualquer parte do corpo, conduzindo o dióxido de carbono (produzido através da queima de oxigênio) para os pulmões, a fim de ser expirado. Em suma, pode-se dizer que o sangue atua como distribuidor, levando todas as vitaminas que o corpo precisa por toda a parte.
É comum local com bancos de sangue, onde são armazenados o sangue ou plasma doado voluntariamente por pessoas de diferentes tipos sanguíneos. Este procedimento é extremamente importante, pois pode salvar inúmeras vidas em casos de urgência e ainda quando há a necessidade de transfusão. Há diferentes tipos sanguíneos (A, B, AB, O), além disto, o fator Rh pode ser positivo ou negativo, por isso, é muito importante que uma pessoa receba o mesmo tipo sanguíneo que o seu, pois a mistura é extremamente perigosa.
Curiosidades sobre o sangue humano:
- O sangue humano ao ser retirado do corpo coagula-se em apenas seis minutos.
- Dentro do nosso corpo, o sangue circula pelas veias e artérias numa velocidade de 2km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário